As micoses de pele são causadas por fungos que infectam a pele, cabelos ou unhas. Os fungos podem ser encontrados no solo e em animais, mas também existem como parte da flora de microorganismos da pele humana, colonizando o indivíduo sem causar doença. Quando estes fungos encontram condições favoráveis ao seu crescimento (calor, umidade, baixa de imunidade, uso de antibióticos por longo tempo), se reproduzem e passam então a causar a doença.
As micoses podem ser superficiais ou profundas.
As micoses superficiais são as mais comuns, as que vemos no dia-a-dia, e afetam a camada mais externa da pele, as unhas ou os cabelos.
As micoses cutâneas profundas são menos frequentes e afetam camadas mais profundas da pele, geralmente ocorrendo após a penetração do fungo através de feridas, lesões ou traumas na pele. Podem se espalhar para tecidos mais profundos e órgãos internos. las.
Existem vários tipos de micoses cutâneas superficiais, incluindo as dermatofitoses (tinhas), candidíase, pitiríase versicolor e outras. Alguns exemplos:
1. Tinha do corpo: Também conhecida como “micose de corpo”, essa infecção fúngica afeta a pele lisa do corpo, resultando em manchas vermelhas, descamação e coceira.
2. Tinha crural: Comumente chamada de “micose da virilha” ou “coceira da virilha”, essa infecção afeta a região da virilha e pode se estender para as coxas, resultando em erupções cutâneas vermelhas, descamação e coceira intensa.
3. Tinha do pé: Conhecida como “pé de atleta”, pode aparecer de forma aguda, com vesículas que coçam bastante na planta do pé, ou de forma crônica com descamação fina sem muita coceira.
4. Tinha do couro cabeludo: a micose no couro cabeludo pode aparecer como área sem pelos ou área na qual os pelos estão quebrados, “aparados”. Geralmente há descamação, inflamação e lesões com crostas. Ocorre mais nas crianças em idade escolar.
- Pitiríase versicolor: esta infecção fúngica afeta a pigmentação da pele, resultando em manchas claras ou escurasna pele, especialmente no tronco. Por ser muito comum, falamos mais sobre ela numa sessão em separado.
- Candidíase: é uma infecção causada pelo fungo do gênero Candida, mais comumente Candida albicans. Pode afetar a pele, as mucosas e outras áreas do corpo. Na pele, aparece como erupções vermelhas, “úmidas”, escamosas e que coçam, em áreas de dobras da pele, como axilas, virilha, entre os dedos e abaixo dos seios. Na mucosa da boca (candidíase oral ou sapinho), se manifesta como placas brancas cremosas muitas vezes acompanhadas de dor e desconforto. Na vagina, pode causar coceira, queimação, corrimento vaginal espesso e branco, vermelhidão e dor durante a relação sexual. Fatores de risco incluem calor e umidade excessivos, obesidade, diabetes, imunossupressão, uso prolongado de antibióticos ou corticóides, gravidez e contraceptivos hormonais
O tratamento das micoses de pele geralmente envolve o uso de medicamentos, cremes, loções ou sprays. Em casos mais graves ou resistentes, antifúngicos orais podem ser prescritos pelo médico. Além do tratamento, medidas preventivas, podem ajudar a prevenir as micoses:
- manter a pele limpa e seca
- evitar compartilhamento de itens pessoais (como material de manicure, escovas de cabelo, toalhas e roupas)
- não andar descalço em locais úmidos como saunas e lava-pés de piscina
- não ficar com roupas molhadas por muito tempo
- não utilizar meias e sapatos em dias consecutivos sem higienizar