Dermatite atópica

O Que é Dermatite Atópica?

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma condição inflamatória da pele, caracterizada por erupções vermelhas e escamosas e que coçam. Há uma predisposição genética envolvida e quem tem dermatite atópica, apresenta alterações na barreira e nos mecanismos de funcionamento da pele, que a tornam mais seca e irritável. Acomete especialmente as crianças, e com o crescimento, as condições da pele tendem a melhorar, levando à diminuição dos surtos e melhora progressiva até a puberdade, quando pode ocorrer desaparecimento do quadro. Algumas casos, porém, persistem na fase adulta. 

Causas e Fatores de Risco:

A dermatite atópica é multifatorial e pode ser influenciada por uma combinação de fatores genéticos, imunológicos, ambientais e de estilo de vida. História familiar de eczema, asma ou rinite alérgica aumenta o risco de desenvolver dermatite atópica. Além disso, alérgenos ambientais, irritantes, clima seco, estresse emocional e alterações na função da barreira cutânea também podem desempenhar um papel importante.

Manifestações Clínicas:

Se apresenta com erupções/áreas vermelhas, escamosas e que coçam. Pode ocorrer em diferentes áreas do corpo, sendo mais comuns nas dobras de pescoço, cotovelos e joelhos, abaixo das nádegas, em punhos, dorso de mãos e pés, e no rosto. O couro cabeludo pode ser afetado, principalmente em crianças menores. Os casos mais graves podem se generalizar. A pele corporal é seca e pode ser ligeiramente descamativa. 

Diagnóstico e Tratamento:

O diagnóstico da dermatite atópica é geralmente baseado na história clínica do paciente, exame físico e exclusão de outras condições de pele. O tratamento visa aliviar os sintomas, reduzir a inflamação e prevenir surtos. A hidratação da pele (com hidratantes próprios) é a medida mais importante. Outras condutas podem incluir mudanças no banho, uso de corticosteroides tópicos para controlar a inflamação, antihistamínicos para aliviar a coceira e tratamentos imunomoduladores tópicos ou sistêmicos em casos mais graves.

Dicas de Autocuidado:

Além do tratamento médico, existem algumas medidas de autocuidado que podem ajudar a gerenciar a dermatite atópica:

– Evite banhos muito quentes e use sabonetes suaves.

– Hidrate a pele regularmente com cremes emolientes.

– Use roupas de algodão e evite materiais sintéticos que possam irritar a pele.

– Evite exposição a alérgenos conhecidos, como pólen, poeira ou pelos de animais.

– Gerencie o estresse emocional, na medida do possível. 

Dra. Talita Roriz. © 2024 Todos os direitos reservados.